Descrição enviada pela equipe de projeto. Mahjong foi um dos projetos selecionados para o concurso artístico Noite Branca – Braga 2016. A Noite Branca é uma noite celestial, onde cada pessoa, de branco, assemelhando-se a uma estrela, representa uma coordenada que se move constantemente pelo Espaço. O Espaço/Cidade transforma- se, portanto, numa constelação radiante em constante mutação, devido ao movimento dos seus astros, que se interligam entre si.
Conta a lenda que há milênios atrás, na China, era utilizado pelos astrólogos, um instrumento que servia para registar e seguir o movimento dos corpos celestes e as progressões do sol e da lua. Esse instrumento, ao longo dos anos, converteu-se num jogo tradicional chinês, hoje conhecido por Mahjong. Pretende-se que a instalação sirva de dispositivo “astral”, sendo o instrumento de conexão entre as redes celestiais (as pessoas) e o Espaço (cidade).
A instalação serve de mecanismo de contato entre as pessoas e a cidade. Mahjong é o jogo dos cidadãos que procura aproximar a cidade das pessoas e as pessoas de si mesmas. A instalação é composta por um grande número de caixas brancas de plástico. O volume geral tem uma forma sólida e geométrica vista do exterior, mas o seu interior é desenhado de forma mais orgânica para poder ser apropriado livremente pelos visitantes.